O excesso de humidade no ambiente é incómodo e pode até ser prejudicial à saúde. Especialmente para pessoas que sofrem de asma, problemas respiratórios, doenças de pele ou nos ossos. Nessas situações, usar um desumidificador é a melhor solução para obter o máximo conforto e proteger a saúde das pessoas ao seu redor. Neste artigo, explicamos como ele funciona.
O que é um desumidificador
Seja em cidades costeiras ou em zonas montanhosas e interiores onde chove e há neblina com frequência, manter o nível de humidade relativa dentro de casa sob controlo é uma prioridade. Em alguns casos, o excesso de humidade pode até causar danos na própria habitação: aparecimento de bolor, danos no parquet, oxidação dos elementos metálicos…
Soluções como os novos desumidificadores Aral Daitsu reduzem ao máximo a humidade e mantêm o ar seco, confortável e saudável. Além disso, preservam a percentagem de humidade no ambiente de forma controlada e constante. Com os desumidificadores, sentirá menos calor e frio, uma vez que a humidade excessiva acentua tanto a sensação térmica de calor no verão como a sensação de frio no inverno.
Como funciona um desumidificador
A maioria dos desumidificadores tem um ventilador interno que capta o ar húmido da zona a desumidificar. No seu interior, as moléculas de água presentes condensam-se e acumulam-se num depósito que deve ser esvaziado periodicamente. Antes de sair seco para o exterior, o ar passa por uma zona quente onde recupera a temperatura ambiente.
A que níveis de humidade relativa é recomendável utilizar um desumidificador? A percentagem de humidade relativa ideal para o bem-estar gira em torno de 50-55%. Se dentro da sua casa esses níveis forem excedidos, deve considerar a aquisição de um destes aparelhos.
Quantas horas de uso são necessárias para manter a humidade em níveis ideais? Este número pode variar dependendo dos metros quadrados e da capacidade de desumidificação do equipamento. Os seus efeitos começam a notar-se quase imediatamente após ser colocado em funcionamento. No entanto, como regra geral, o ideal é mantê-lo a funcionar cerca de 12 horas por dia.
Tipos de desumidificador
Existem dois grandes tipos de desumidificadores, dependendo da tecnologia que utilizam para eliminar a humidade do ar:
- Desumidificador com compressor. São os modelos mais comuns no âmbito doméstico. O seu funcionamento é simples e semelhante ao de um aparelho de ar condicionado. O ar é aspirado por um ventilador, filtrado e levado a um evaporador, onde o vapor de água contido no ar condensa ao tocar na superfície fria desse permutador de calor, transformando as moléculas de água em estado de vapor em líquido, que é armazenado gota a gota num depósito de água. Antes de ser expelido, o ar é reaquecido para voltar à temperatura ambiente. Este sistema requer uma manutenção mínima: limpar o filtro regularmente e esvaziar o tanque de água periodicamente, ou ligar o depósito a um sistema de drenagem contínua. O desumidificador com compressor reduz a humidade relativa até um nível de 40% e é eficaz sobretudo a temperaturas ambientes acima dos 12 °C. Quanto mais elevada for a temperatura e humidade, melhor será a extração da humidade do ambiente.
- Desumidificador com gel de sílica ou dessecantes. Ao contrário do desumidificador com compressor, esta tecnologia é utilizada principalmente em espaços com temperaturas muito frias. É capaz de reduzir a humidade em até 40% em ambientes de até -50 °C. Neste caso, o ar é aspirado e direcionado para um rotor de sílica que gira a baixa velocidade e absorve a humidade presente no ar. Este tipo de desumidificadores não utilizam compressor nem refrigerante. O gel de sílica é uma substância química cristalina e muito porosa, um dos produtos com maior capacidade de absorção conhecida.
Os nossos desumidificadores
Os dois novos desumidificadores Aral da Daitsu não só reduzem ao máximo o nível de humidade e mantêm o ar seco e confortável, como também o fazem com um nível de ruído mínimo e com grande eficiência.
No seu funcionamento, utilizam gás refrigerante R290 que cumpres as diretrizes ERP, que é a alternativa mais sustentável e respeitosa com o meio ambiente, em comparação com outros fluidos refrigerantes.
Além disso, a tecnologia de descongelamento inteligente dos desumidificadores Daitsu é ativada automaticamente apenas quando necessário, otimizando assim o nível de conforto e a poupança de energia.
A escolha de um desumidificador depende de muitas variáveis, como o tamanho da área que deseja desumidificar, a presença de portas, etc. Adicionalmente, é recomendável que o aparelho seja instalado numa superfície plana, longe de cantos e paredes. Portanto, o melhor é deixar-se aconselhar por um especialista.














