Skip to content
Qual é a temperatura ideal do ar condicionado?

Qual é a temperatura ideal do ar condicionado?

A temperatura ideal do aparelho de ar condicionado é muitas vezes motivo de dúvida e até de discussão. Tenha atenção, porque a má utilização deste eletrodoméstico pode prejudicar a sua saúde e a sua carteira. Neste post, explicamos qual é a temperatura ideal num determinado momento

Como é que o ar condicionado afecta ou beneficia a sua saúde

Com os Verões cada vez mais longos e as temperaturas cada vez mais extremas ao longo do ano, o ar condicionado é cada vez mais essencial. Não só para o nosso bem-estar geral, mas também para a nossa produtividade. Porque é muito difícil trabalhar ou estudar com tempo quente ou frio.

Mas a utilização incorrecta pode dar origem a problemas. Faringite, laringite, sinusite… São todas doenças respiratórias que, curiosamente, se multiplicam nos meses mais quentes. É o que indica também a Sociedade Espanhola de Pneumologia, que afirma que 20% das constipações e metade das baixas por este motivo ocorrem no verão. Embora não seja a única causa, a utilização incorrecta dos aparelhos de ar condicionado é responsável por um grande número destes casos. Porque tanto a garganta como o sistema respiratório no seu todo são muito sensíveis a ambientes secos (menos de 30% de humidade relativa) com uma diferença de temperatura superior a 10ºC em relação à temperatura exterior.

Para além das doenças respiratórias, a má utilização do ar condicionado pode também provocar enxaquecas e problemas musculares, como contraturas, se o ar excessivamente frio for dirigido para a cabeça ou para as costas.

A temperatura ideal

A primeira coisa a esclarecer é que a temperatura ideal para o ar condicionado varia ao longo do ano. Não será a mesma nos dias mais quentes de verão e nos dias mais frios de inverno. No fundo, a temperatura ideal depende em grande medida das preferências pessoais e, sobretudo, da temperatura exterior, para evitar mudanças bruscas de temperatura. A este respeito, convém sublinhar mais uma vez que é aconselhável não regular o ar condicionado para uma diferença superior a 10ºC em relação à temperatura ambiente exterior.

No verão

O Regulamento de Instalações Térmicas (RITE), aprovado pelo Real Decreto 1027/2007, estabelece uma temperatura de funcionamento entre 23 e 25ºC no verão. Esta é normalmente a gama mais eficiente para os aparelhos de ar condicionado disponíveis no mercado.

Mais recentemente, o regulamento de poupança energética mais restritivo emitido pelo governo estabeleceu que a temperatura correta do ar condicionado para arrefecimento em edifícios públicos, estabelecimentos comerciais, espaços culturais, estações e aeroportos não deve ser inferior a 27ºC no verão.

No inverno

O mesmo Regulamento de Instalações Térmicas (RITE), aprovado pelo Real Decreto 1027/2007, estabelece uma temperatura de funcionamento entre 21 e 23ºC no inverno.

Mais uma vez, o recente regulamento governamental para espaços públicos estabelece que a temperatura do ar condicionado não deve exceder os 19ºC no inverno.

A relação entre a temperatura e o preço

Depende do modelo de ar condicionado e da temperatura exterior, mas, em geral, pode guiar-se pela ideia de que, por cada grau a mais que aumente ou diminua a temperatura, a fatura aumenta 5% a 7%. Por exemplo, no verão, se regular a temperatura para 25ºC em vez de 26ºC, vai gastar entre 5% e 7% mais. O mesmo acontece no inverno se aumentar a temperatura de 23ºC para 24ºC.

Para evitar mudanças bruscas de temperatura que podem causar doenças, para ser o mais eficiente possível em termos energéticos e para manter a sua fatura de eletricidade sob controlo, é melhor definir uma temperatura de conforto fixa e evitar desligar o aparelho de ar condicionado quando esta for atingida.

Para facilitar as coisas, eis quatro conselhos:

  • Escolha uma temperatura que seja confortável para si e mantenha-a estável. Para otimizar o consumo, recomendamos cerca de 25°C no verão e cerca de 22°C no inverno.

  • Certifique-se de que fecha as portas e as janelas para impedir a entrada do calor e do frio do exterior.
  • No verão, baixe os estores, feche as cortinas e abra os toldos, se os tiver. No verão, baixe os estores, feche as cortinas e abra os toldos, se os tiver. 
  • Limpe e/ou mude regularmente os filtros do seu aparelho de ar condicionado.
  • Afine o seu sistema de ar condicionado. Um sistema sujo, com fugas ou avariado precisa de utilizar mais energia para atingir a mesma temperatura. Desta forma, o seu consumo pode aumentar até 20%.

Seguindo estes conselhos, pode desfrutar de uma temperatura confortável durante todo o ano, sem aumentar a sua fatura de eletricidade ou sofrer de constipações desagradáveis causadas pela má utilização do ar condicionado.